terça-feira, 4 de maio de 2010

Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande - TUDO DANÇA


A dança é uma linguagem universal e pode ser considerada como a primeira manifestação emocional do ser humano. Dançamos por uma necessidade interior, mais próxima do campo subjetivo do que do físico. Através dos movimentos podemos expressar os sentimentos, uma maneira de ser, ver e sentir o mundo. Antes da linguagem, a necessidade de extravasar um sentimento fez o homem dançar.
Os povos antigos utilizam o canto e a dança como um meio de afinar o corpo físico com a mente e o espírito (JECUPÉ, 1998, p. 24). O corpo e a alma não são unidades isoladas.
Do Hinduísmo emerge a representação de um Universo Orgânico, crescendo e movendo-se ritmicamente; de um universo que é tudo fluido e em permanente mudança, em que forças estáticas são apenas conceitos ilusórios. Para expressar a natureza dinâmica do universo em linguagem mítica, Shiva, o Dançarino Cósmico, é talvez a personificação mais perfeita do Universo Dinâmico. Através de sua dança, Shiva sustenta múltiplos fenômenos no mundo, unificando todas as coisas ao imergi-las em seu ritmo e torná-las participantes de sua dança (CAPRA, 1983, p. 147).
A exploração do mundo subatômico no século XX revelou a natureza intrinsecamente dinâmica da matéria. Do infinitamente pequeno, ao infinitamente grande, tudo dança. O universo está em permanente movimento. A teia cósmica é viva, move-se, cresce e se transforma incessantemente.
Se observarmos o verbo dançar em grego-orce-omai (orque-omai) é derivado de or-numi, cujo significado é fazer levantar, despertar, fazer nascer.
Nós, seres humanos, somos dançantes. Renascemos e reinterpretamos cotidianamente a dança cósmica da criação. Somos seres interpretativos, instituidores de sentido.
Considerando os novos paradigmas e as transformações do mundo atual, a dança deve reconquistar sua função original como manifestação da alma humana e equilíbrio da Terra. Assim como faziam os antigos, devemos dançar para manter a ordem do Cosmo, pois a Dança, assim como todas as outras atividades que levam a integração dos hemisférios cerebrais esquerdo e direito, traz uma harmonia para o individuo e para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário