domingo, 21 de novembro de 2010

Campbell e Rilke

CAROS COLEGAS,
HOJE, RELENDO TRECHOS DO LIVRO DE JOSEPH CAMPBELL “O HERÓI DE MIL FACES”, DEI COM ESTE TRECHO, E NÃO ME PERGUNTEM POR QUE, LEMBREI-ME DE CADA UM DE VOCÊS; ENTENDÍ QUE DEVERIA COMPARTILHAR UM PEDACINHO COM VOCÊS. AQUI VAI:
“... QUANDO UM CORAÇÃO INSISTE EM SEGUIR O SEU DESTINO, RESISTINDO ÀS RECOMENDAÇÕES GENERALIZADAS PARA QUE SE ABRANDE, A AGONIA É GRANDE, ASSIM COMO O É O PERIGO. TODAVIA, TERÃO SIDO POSTAS EM MOVIMENTO FORÇAS QUE ESTÃO ALÉM DA CAPACIDADE DE RECONHECIMENTO DOS SENTIDOS. SEQUÊNCIAS DE EVENTOS DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO GRADUALMENTE SE REÚNEM, E MILAGRES DE COINCIDÊNCIAS LEVAM A CABO O INEVITÁVEL.”

VAI AQUI TAMBÉM UM TRECHINHO DE OUTRO LIVRO QUE AMO: ”CARTAS A UM JOVEM POETA” DE RAINER MARIA RILKE; FALA DA SOLIDÃO E DO PROCESSO CRIATIVO. CONSELHOS A UM ASPIRANTE A POETA. COMO REALIZAR A “OBRA”. – (FIM DE ANO... NATAL SE APROXIMANDO E MINHA SÍNDROME ATACA...) ENFIM, VAMOS LÁ:
“... A NECESSIDADE DE UM MUNDO INTERIOR; DE UMA CLARIVIDÊNCIA; DE UM GOSTO DA SOLIDÃO, CONSTANTE E INTELIGENTE; DE UMA VISÃO DIVERSA DO AMOR; DE UMA TERNURA PELA NATUREZA E PELOS MÍNIMOS ASPECTOS DAS COISAS; DE UMA PACIÊNCIA INTERMINÁVEL; DE UMA ACEITAÇÃO LEAL DE TODAS AS DIFICULDADES; DE UMA FIDELIDADE À INFÂNCIA; DE UMA EXPECTATIVA DE DEUS... DE UMA DISCIPLINA POÉTICA HUMILDE E VAGAROSA...” E POR AÍ VAI... ENFIM, SOLIDÃO COM CARÁTER DE HEROÍSMO E MAGNIFICÊNCIA.
ELIANA MIRANZI/NOV.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário