sexta-feira, 27 de maio de 2011

Frases e pensamentos


ANITA MALFATTI - PÉ DE JABOTICABA -

João de Guimarães Rosa.
- Nasceu em Cordisburgo, MG, em 1908. Morreu no Rio de Janeiro, em 1967. Médico, poliglota, diplomata, escritor. Entre seus vários livros, destacamos: Sagarana, Grande Sertão: Veredas, Corpo de Baile.

FRAGMENTOS-
“Eu quase que nada sei. Mas desconfio de muita coisa.”
“Só quando se tem rio fundo, ou cava de buraco, é que a gente por riba põe ponte”.
“Um bom entendedor, num bando, faz muita necessidade.”
“Sorte é isto. Merecer e ter...”
“O rio não quer ir a nenhuma parte, ele quer é chegar a ser mais grosso, mais fundo.”
“Posso me esconder de mim?...”
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”
“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas.”
“Viver é negócio muito perigoso...”
“A colheita é comum, mas o capinar é sozinho...”
“Despedir dá febre.”
“Amanheci minha aurora”.
“Ser forte é parar quieto, permanecer.”
“O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.”
“O mundo, meus filhos, é longe daqui!”.
“Deus existe mesmo quando não há”.
“... Eu não sentia nada. Só uma transformação, pesável. Muita coisa importante falta nome.”
“Coração mistura amores. Tudo cabe.”
“A gente tem que sair do sertão! Mas só se sai do sertão é tomando conta dele a dentro.”
“O sertão é dentro da gente”.
“Mas a paz não é boa? Então, como é que ela enjoa, assim mesmo? – natureza da gente, mal completada...”
“Esta vida está cheia de ocultos caminhos. Se o senhor souber, sabe; não sabendo, não me entenderá.”
“Viver é um descuido prosseguido.”
“Aquele dia era uma véspera.”
“Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância.”
“Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado”.
“O que demasia na gente é a força feia do sofrimento, própria, não é a qualidade do sofrente”.
“O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão. O senhor ouvindo seguinte, me entende.”
“...gostar exato das pessoas, a gente só gosta, mesmo, puro, é sem se conhecer demais socialmente...”
“Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães...”
“Eu estou depois das tempestades.”
“Perto de muita água, tudo é feliz.”
“Tinha medo não. Tinha era cansaço de esperança.”
“O senhor...Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão.”
“O mais difícil não é um ser bom e proceder honesto; dificultoso, mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até no rabo da palavra”.
“Toda saudade é uma espécie de velhice.”
“Felicidade se acha é em horinhas de descuido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário