terça-feira, 28 de junho de 2011

Poetas/Grandes Artistas


THEODORE ROBINSON -A KING'S DAUGHTER -

BIOGRAFIA DE THEODORE ROBINSON - NORTE AMERICANO -

Nasceu em Irasburg, estado de Vermont, EE.UU. Foi criado em Evansville, Wisconsi, onde seu pai, que era ministro da Igreja Metodista, tinha uma loja de roupas.
Aos 18 anos foi estudar em Chicago, no Instituto de Artes. Sofria de asma crônica e por isso foi mandado para Denver, Colorado, para tratamento. Mais tarde estudou também em Nova York. Foi um dos fundadores da Liga de Estudantes de Artes, cujo nome ele sugeriu.
Em 1877 foi para Paris a estudos. Dois anos depois esteve em Veneza, onde ganhou um pequeno quadro de um amigo, o que provavelmente influenciou seu estilo. Retornou aos EE.UU. em 1880. Trabalhou como professor e também como decorador para uma importante firma de Boston.
Em 1884 retornou para a França, onde conheceu Monet, o que foi decisivo para sua carreira. O impressionismo estava no auge e Monet chamou sua atenção para a natureza. A partir daí, Giverny foi um ponto fixo em sua vida, onde ele sempre ficava entre suas idas e vindas aos EE.UU. Não era aluno de Monet, mas recebia deste forte influência. Apesar de ser muito tímido e de não ter muita auto-confiança, era independente e não aceitava facilmente sugestões em seu trabalho. Trocavam opiniões, ele e Monet e no estúdio deste Robinson passava horas estudando a arte do amigo.
Gostava muito de viajar e freqüentemente desaparecia sem avisar onde se encontrava. Vivia modestamente, só, e nunca se casou. Foi um pioneiro do impressionismo nos EE.UU., sendo considerado um dos mais brilhantes artistas do período. Dizia que havia nascido para fazer rascunhos, mas sua obra, até hoje admirada e respeitada, o desmente. Apesar de ser reconhecido em vida, teve que dar aulas para sobreviver até a morte.
Morreu de um ataque de asma em Nova York em 1896.

Convite
Lya Luft


Não sou a areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.
Não sou apenas a pedra que rola
nas marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.
Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou
mistério
A quatro mãos escrevemos este roteiro
para o palco de meu tempo:
o meu destino e eu.
Nem sempre estamos afinados,
nem sempre nos levamos
a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário