segunda-feira, 25 de julho de 2011


GEORGIA O'KEEFE - PETÚNIA ROXA -

OBRA DE GEORGIA O'KEEFE


GEORGIA O’KEEFFE
(1887/1986)
Nasceu em uma fazenda em Sun Prairie, Wisconsin, EE.UU., sendo a segunda dos sete filhos que seus pais tiveram.
Suas habilidades foram precocemente reconhecidas por seus professores.
Ao terminar o colégio, começou a traçar seu caminho como artista.
Estudou artes em Chicago e em Nova York. Já em 1908 recebeu um prêmio por uma de suas obras. Mas entrou em uma fase de subestimar sua capacidade artística, parando de pintar. Trabalhou como professora, e ao fazer um curso de verão para professores de arte no estado de Virgínia, seu interesse foi renovado. Entrou em contato com as idéias revolucionárias de seus professores e colegas, que acreditavam que o objetivo da arte era a expressão das idéias e sentimentos pessoais e que isso se mostrava através de sua produção.
Georgia fez uma série de desenhos a carvão e enviou a uma amiga, que os mostrou a Alfred Stieglitz, um fotógrafo internacionalmente reconhecido.
Começaram a se corresponder e Alfred a seguir exibiu 10 desses desenhos de Georgia em uma famosa galeria de Nova York. Nesta época ela mudou-se para N.York, e algum tempo depois Alfred e Georgia se casam.
Este se empenhou durante muito tempo em promover o trabalho da esposa, fazendo exposições individuais que eram um grande sucesso e a tornaram reconhecida e aclamada em todo o país, como uma das mais importantes artistas dos EE.UU.
Após a morte do marido O’Keeffe muda-se para o Novo México, onde gostava de passar temporadas a pintar. Lá trabalha incessantemente, inspirada pela paisagem e pela luz.
Nos anos 70 sua vista começa a falhar, fazendo com que ela abandonasse a pintura a óleo. Passa a usar lápis e aquarela e também a fazer peças em argila. Trabalha até 1984. Nesta época sua saúde começa a falhar e O’Keeffe morre 2 anos depois.Tinha então 98 anos de idade, enorme fama e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário