terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ENERGIA/JUNG




ENERGIA PSÍQUICA - JUNG-

Jung usava este termo e “libido” como intercambiáveis (CW 6, parág. 778). Dever-se-ia notar que se diz que a energia psíquica é limitada em quantidade e indestrutível. A este respeito, as idéias de Jung ficam em paralelismo com a teoria da libido de Freud. O que se discute é o caráter exclusivamente sexual que Freud atribuía à libido ou à energia psíquica. A concepção de Jung se aproxima mais da de uma forma de energia vital neutra em caráter. Fazia notar que a energia psíquica nas fases pré-edipianas do desenvolvimento assume muitas formas: nutricional, alimentar, e outras. A energia psíquica pode ser usada como um conceito intermediário entre o desenvolvimento corporal por zonas e RELAÇÕES OBJETAIS.
Embora parecendo incorporar a terminologia da física, o conceito de energia psíquica, aplicado psicologicamente, é uma complicada METÁFORA:
(1)Existe necessidade de indicar a intensidade de qualquer atividade psicológica em particular. Isso nos possibilita estimar o valor e a importância de tal atividade para o indivíduo. Em termos genéricos, pode-se obter isso mediante referência à quantidade de energia psíquica investida, muito embora não existam meios objetivos para medir a quantidade de energia.
(2) Existe uma necessidade semelhante de demonstrar um foco móvel de interesse e envolvimento. Poderia se postular um determinado número de diferentes canais em que a energia psíquica pudesse fluir. Jung sugere canais biológicos, psicológicos, espirituais e morais. A hipótese é de que, bloqueada em seu fluxo por um canal, a energia psíquica fluirá para dentro de um outro canal. Aqui, a própria energia não se altera, mas toma uma direção diferente.
(3) A alteração na direção do fluxo não se dá ao acaso. Isto é, os próprios canais ocupam uma estrutura preexistente. Especificamente, um fluxo bloqueado deslocará a energia para o canal oposto; isso se pode ilustrar lembrando que impulsos incestuosos e instintivos, quando frustrados pela proibição do incesto, adotam uma dimensão espiritual. De acordo com Jung, este é exemplo da tendência natural da psique de manter um equilíbrio. Devido a essa tendência, a energia psíquica muda de direção e intensidade quando ocorre um desequilíbrio e não apenas devido a um bloqueio .Uma mudança no fluxo da energia pode ser observada em termos de seu resultado ou produto, como se tal mudança tivesse uma direção e um objetivo .
A abordagem energética de Jung ocupa-se com padrões e SIGNIFICADO, e ele dá atenção especial aos SÍMBOLOS aparecendo tanto antes como depois de transformações da energia psíquica.
(4) Um conflito psicológico pode ser discutido em termos de distúrbios no fluxo da energia psíquica. Assim, o próprio conflito é reconhecido como natural. Numa discussão sobre o INSTINTO DE MORTE e o INSTINTO DE VIDA, podem ambos ser considerados manifestações emanentes de uma fonte de energia única, embora deslocada para o fim e para o início, respectivamente.
-SITE RUBEDO-

Nenhum comentário:

Postar um comentário