quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

INSPIRADA PELO GOOGLE

ARTE MEXICANA
("A EIRA"-DIEGO RIVERA-)


"MOSES"-FRIDA KAHLO-INFLUÊNCIA DE FREUD -

ARTE MEXICANA
DIEGO E FRIDA

Tina Modotti, fotógrafa americana, ativista do partido comunista, e que lutou na guerra civil espanhola, apresentou Kahlo à Rivera. Rivera, que já era famoso, viu os quadros de Frida e ficou impressionado. “Ela tem uma personalidade artística própria...”, afirmou. Em 1928, Frida, com 21 anos , entra para o comunismo e reencontra Rivera, que então com 42 anos, é dirigente do partido. Casaram-se no ano seguinte.
O Comunismo
A revolução bolchevique levou Lênin ao poder em 1917. Dois auxiliares de Lênin cresciam na máquina soviética. Stalin na política e Trotski no exército. A morte de Lênin em 1924 precipitou uma luta entre os dois pelo poder. Ganhou Stalin, Trotski foi expulso do partido comunista em 1927 e do país em 1929. Trotski foi exilado no México em 1937, e foi recebido e hospedado por Kahlo e Rivera na “Casa Azul” de Coyoacán.
A atividade de Rivera e Frida no partido comunista foi complexa, Rivera não aceitava dogmas, nem mesmo os dogmas comunistas. Frida acompanhava Rivera, embora tivesse posições próprias. Rivera era na verdade um humanista e um homem livre que procurava através do marxismo exercer o seu amor pelos mais oprimidos de sua terra, e considerava este um caminho justo. Mas como todos os que acreditam na liberdade foi incompreendido. Nos Estados Unidos teve a coragem de pintar Lênin, em um mural encomendado pelos Rockfeller, em Nova York. O mural foi destruído e Rivera despedido. Rivera foi expulso do partido comunista justamente por ter aceitado pedidos dos americanos. Aliou-se à Trotski, que já era oposição ao regime comunista de Moscou. Voltou depois ao partido comunista. Era na verdade um liberal, um anarquista, um artista em luta contra a hipocrisia. Seu tema foi sempre nacionalista, procurou o comunismo, porque naquele momento esse era o melhor caminho, era a posição esperada de intelectuais preocupados com a melhoria de vida da maioria. Ser comunista naquele momento da história era o erro correto.
A Relação
A relação amorosa de Rivera e Frida foi muito confusa, os dois tiveram inúmeros casos, alguns tempestuosos, mas não conseguiam se afastar um do outro. Frida teve um romance com Trotski e Rivera um caso com a irmã de Frida. Frida procurou, durante sua vida, conquistar a liberdade sexual, que Rivera sempre praticou. As liberdades que se permitiram, fariam corar até os mais liberais de hoje. Divorciaram-se em 1939, mas casaram-se novamente em 1940. Não foram personagens de uma história de amor romântica, onde a dedicação apenas de um para o outro é o principal ingrediente, mas tiveram uma rara interdependência positiva da relação entre homem e mulher, onde juntos cresciam e se tornavam muito maiores do que quando sós.
A Arte de Diego Rivera
Diego Rivera foi um dos grandes pintores muralistas mexicanos. Nos 10 anos que passou na Europa estudou Goya e El Greco. Conheceu pessoalmente Picasso e Griss e teve uma pequena experiência cubista. Foi na Itália que conheceu os afrescos de Giotto, que lhe serviram de inspiração para a pintura revolucionária e pública que iniciou na sua volta para o México. Rivera só encontrou seu caminho aos 35 anos, quando retornou ao México. O seu trabalho evoluiu do experimental do início do século, para uma técnica própria, com influências das cores de Gauguin e da técnica de Giotto. Os grandes murais, alguns com até 1600 metros quadrados foram sua marca. Com David Siqueiros e Clemente Orozco representou a vanguarda intelectual mexicana, voltada para o nacionalismo. Ilustrou o “Canto General”, o poema épico de Pablo Neruda. Influenciou o brasileiro Portinari.

A Arte de Frida Kahlo
Frida começou a pintar quase por acaso, quando conheceu Rivera foi estimulada a continuar. Seus quadros têm o fantástico, que muitos procuram enquadrar como surrealista, o que é um erro. Enquanto os surrealistas pintavam o subconsciente, o escondido, o sonho, o irreal, Frida pinta as emoções que passou em sua vida. A doença sempre esteve presente em sua obra. Dores na coluna por causa do acidente, a poliomielite, abortos, o desejo da maternidade que nunca realizou, as freqüentes internações. O fantástico em Frida é o real, o consciente. A sua pintura é única, é quase uma biografia de paixão e dor. André Breton escreveu: “A Arte de Frida Kahlo é um garrote em torno de uma bomba”. Frida impressiona! A sua frágil figura contrasta com a força de sua procura por liberdade. A sua fraqueza física não a impediu de lutar contra a doença dos povos, a opressão dos mais fracos. Kahlo é considerada hoje a mais importante artista latino-americana, seus quadros são vendidos por milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário